quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Alfabetização em foco


É essencial salientar que a alfabetização como uma prática social de leitura e de escrita que se desenvolve no contexto das sociedades letradas, basicamente na escola, é um processo que deve possibilitar a formação da consciência crítica e, sendo assim, ao proporcionar a apropriação da linguagem escrita, a alfabetização escolar se torna uma das mais importantes formas de ação política.
A alfabetização, conforme mostra Smolka (1989), é um processo que implica, desde a sua gênese à constituição de sentidos, pois aprender a ler e a escrever não envolve apenas a aprendizagem da escrita de letras, de palavras e de orações descontextualizadas de forma mecânica e repetitiva, mas envolve, sobretudo, uma forma de interação com o outro por meio das atividades de leitura e de escritura. Nessa perspectiva, o centro organizador da prática de alfabetização é a interação verbal que se desenvolve por meio do trabalho de produção e leitura de textos escritos e esse trabalho pressupõe sempre um interlocutor; em outras palavras, é sempre diálogo das crianças, dos jovens e adultos com eles mesmos e com as outras pessoas.




FONTE: http://www.vitoria.es.gov.br/arquivos/20100218_ens_fund_dir_portugues.pdf
              http://saiba-mais-sobre-alfabetizacao.blogspot.com/

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